quarta-feira, 8 de julho de 2009

TERCEIRO ENCONTRO

GÊNEROS TEXTUAIS

A reunião do dia 12 de maio de 2009 iniciou com uma mensagem inicial e a apresentação da pauta do dia. Na sequência, os cursistas relataram o que ocorreu em sala de aula durante a aplicação do Avançando na Prática, proposto na Unidade 09 - TP3. Todos se envolveram e participaram do debate.
A seguir apresento um relato de experiência.


RELATO DE EXPERIÊNCIA
PROFESSORA KARLA - CURSISTA DO GESTAR II
FLORIANÓPOLIS - SC


Devido a preocupação ecológica no mundo decidi trabalhar com embalagens, porque entendo que os educandos além de estarem aprendendo o conteúdo da disciplina também se habituam a coletar as embalagens para reciclarem. Iniciamos as atividades analisando os textos que constam nos rótulos de embalagens. Essa atividade proporcionou aos alunos perceberam os diversos gêneros que compõem a embalagem e a diferença entre eles. Após as intervenções e análise dos textos, os alunos concluíram a atividade concretizando-a com a produção de anúncios publicitários e receitas.
Para reforçar a aprendizagem, relativa a gêneros textuais, apliquei a Aula 1, do AAA3. Há duas propostas de atividades nessa aula: a Atividade 1, que envolve o gênero DIÁRIO e a Atividade 2, que trabalha o gênero ANÚNCIO PUBLICITÁRIO. Durante a execução dessas atividades a professora de inglês ofereceu-me ajuda, então decidimos realizar uma atividade interdisciplinar. Essa atividade em conjunto favoreceu a aprendizagem dos alunos.
Ainda com a intenção de fixar a diferença entre os gêneros, levei material diversificado para a sala de aula, sem solicitar a ajuda dos alunos passei a recortar diferentes textos de jornais e revistas e comecei a colá-los em folhas brancas, conforme proposta do Avançando na Prática, unidade 10. Além dos gêneros previstos no livro, acrescentei o anúncio publicitário.
Estava fazendo os recortes e colagens sózinha, mas logo os alunos passaram a auxiliar-me na atividade. Sem que precisasse explicar muito, eles perceberam os diferentes gêneros e começaram a organizá-los e numerá-los:

1 - Anúncio publicitário
2 - Horóscopo
3 - Classificados
4 – Notícia

Em seguida cada grupo pegou um bloco de texto para identificar suas características. Orientei os passos que deveríam seguir, e formulei as seguintes questões:

1 - Como você classifica cada texto?
2 - Qual a finalidade do texto ?
3 - Quem são os leitores do texto?
4 - Quanto a linguagem do texto, você a classifica como culta ou popular?
5 - Sobre o que os textos tratam?
6 - Se o texto literário tem uma finalidade estética e o não literário objetiva informar, como você classifica cada texto?
Para realizar a atividade inteira foram necessárias duas aulas.”

PROFª KARLA - DIFERENCIANDO GÊNEROS



TRABALHO REALIZADO A PARTIR DE RÓTULOS DE EMBALAGENS:











Após os relatos dos cursistas, sobre a execução da atividade, propus a leitura coletiva do texto da página 45, TP 3: Ampliando nossas referências, Gêneros textuais: definição e funcionalidade, Luiz Antonio Marcuschi. Algumas questões sobre gêneros textuais foram retomadas, pois considerei muito importante já que para alguns ainda não havia ficado muito claro a diferença entre gênero e tipo.
Encerrado esse momento, propus ouvirem as músicas O Operário em Construção, Vinícius de Moraes, e Construção, de Chico Buarque. Os textos musicados serviram para reflexão no sentido de comprovar que um texto escrito também tem vida na oralidade. A seguir, foi dado início à Oficina 5 do TP 3. Todos se envolveram na execução da atividade com muito empenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário