domingo, 12 de julho de 2009

SEXTO ENCONTRO

LEITURA E PROCESSOs DE ESCRITA

A reunião do dia 09 de junho de 2009 iniciou com uma mensagem de abertura e apresentação da pauta do dia, que incluiu alguns esclarecimentos sobre o calendário do GESTAR II, apresentação dos dias do curso e a programação sobre a elaboração do projeto.
Após, houve os relatos de cada cursista sobre o Avançando na Prática, que comentaram os aspectos positivos e negativos. No geral, houve muito mais relatos de sucesso do que de dificuldades durante a aplicação das atividades com os alunos.
Transcrevo aqui o relato da professora Irani:

"Fiz a leitura do texto "Festa Junina" com os alunos de 5ª e 8ª séries. Estimulei a oralidade, perguntando aos alunos o que sabiam sobre festa junina. Após, orientei a elaboração de convites e depois partimos para produção de carta pessoal. Orientei que escrevessem uma carta para um amigo, parente ou conhecido, convidando-o para participar da festa junina. Na sequência, orientei a escrita do envelope e depois agendamos a ida ao correio para a postagem. Para eles (alunos) foi uma experiência muito boa, pois nunca escreveram e não enviaram uma carta para alguém.".

ALUNOS PREENCHENDO ENVELOPE PARA POSTAGEM DE CARTA:
Atividade Elaborada pela profª Irani.
Florianópolis - SC














Na sequência, foi apresentado o vídeo Letramento e Alfabetização, da Profª. Cátia Martins, para introduzir a discussão da unidade 13: Leitura, escrita e cultura. Todos os cursistas demonstraram estar muito interessados no assunto e empolgados para executarem e aplicarem as atividades propostas do Avançando na Prática. Antes da discussão da seção 3, ouviram a música Baião, de Luiz Gonzaga, como incentivo para trabalhar a atividade de leitura e escrita do TP04.
Com o intuito de ampliar o estudo sobre letramento e alfabetização foi realizada coletivamente a leitura do texto teórico: Ampliando nossas referências, que serviu como base para discussão, reflexão e embasamento para a prática pedagógica.Para encerrar e concretizar a reunião do dia, foi transcrita a frase "Pensamos que uma pessoa participa ativamente da cultura letrada quanto mais experiências ela tem com diferentes materiais escritos em gêneros textuais diversos.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário