terça-feira, 7 de julho de 2009

PRIMEIRAS ATIVIDADES

INÍCIO DO GESTAR
O primeiro encontro do GESTAR II, em Florianópolis – SC, ocorreu no dia 07/04/2009, no auditório do Instituo Estadual de Educação. Quando foi reunido em uma coletiva algumas autoridades locais, os responsáveis pela coordenação do Gestar para Santa Catarina, os formadores e professores de Língua Portuguesa e Matemática. A pauta da reunião centrou-se na apresentação das linhas do programa GESTAR II, do material a ser utilizado (através de slides), do cronograma, da localização dos pólos, das turmas e outros informes gerais.


REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO

No dia 14/04/2009, no pólo Silveira de Sousa, aconteceu o encontro efetivo da professora formadora e os cursistas. Na abertura da reunião foi apresentada uma mensagem de incentivo e motivação (Power Point) para os professores. A seguir houve uma dinâmica de grupo que serviu para a turma e a formadora se conhecerem melhor.
Na sequência, foi realizada a leitura dos textos “Gaiolas e asas”, de Rubens Alves e “O Vôo da águia”, de Affonso Romano de Sant’Anna, que serviram de embasamento para uma reflexão sobre a prática de ensino de cada professor, de quem é o professor de língua portuguesa e seu papel. A seguir, os cursistas formaram grupos com o objetivo de elencar aspectos que influenciam a prática do docente de Língua Portuguesa. A atividade gerou discussão e envolvimento, todos demonstraram estar comprometidos com o ensino. Para formalizar a atividade os grupos registraram em um cartaz os principais pontos por eles enfocados.
Alguns demonstraram preocupação em relação a continuidade do programa devido ao número reduzido de participantes, tendo proposto convidar colegas para ingressarem no grupo. Demonstraram um enorme desejo de cursar o GESTAR II, visando aprender e utilizar os conhecimentos previstos no programa e fazer uso das atividades propostas nos manuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário