quarta-feira, 8 de julho de 2009

SEGUNDO ENCONTRO

GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

No dia 28/04/2009, o encontro iniciou com uma mensagem de boas vindas.
A seguir a formadora apresentou um vídeo que trata da da história dos autores que produziram as fábulas, usando como referência os textos do caderno TP3.
Como apenas uma das cursistas havia recebido o material do Gestar, a mesma comentou sobre o quanto lhe foi útil como ferramenta de trabalho, tendo aproveitado a idéia para realizar a atividade chamada “A hora do conto” (foto) com seus alunos, cuja proposta foi recriar a moral das fábulas lidas.



Na seqüência, a formadora distribuiu o material do Gestar, possibilitando iniciar o estudo da primeira unidade do TP3, Gêneros Textuais. A formadora definiu grupos de trabalho, providenciou e disponibilizou aos cursistas diversos textos. Solicitou que classificassem cada texto quanto ao gênero. Todos executaram e se envolveram na elaboração da atividade, tendo surgido algumas dúvidas e questionamentos quanto à classificação de alguns textos. Um dos grupos não conseguiu definir a classificação de um dos textos. Essa atividade estimulou o grupo a buscar maior conhecimento teórico sobre os gêneros. Foi apresentado o vídeo Gêneros e tipos textuais: uma conversa que se inicia, e sugerido que lessem e respondessem às questões das Unidades 9 e 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário