terça-feira, 14 de julho de 2009

SÉTIMO ENCONTRO

SELEÇÃO DOS TEMAS DOS PROJETOS

No dia 23 de junho de 2009 iniciamos o encontro com uma apresentação de um texto de Fernando Pessoa - Navegue. Após, esse momento a conversa foi sobre o processo de letramento e a da alfabetização. Apresentamos um vídeo com o poema Letramento e literatura. Refletimos sobre o processo de letramento e as necessidades de desenvolver habilidades que tornem nossos alunos leitores e escritores.
Em sequência, os cursistas puderam expor seus relatos da lição de casa e sobre sua experiência com as atividades do Avançando na Prática. Muitos foram os aspectos positivos, mas ainda demonstraram algumas dificuldades dos alunos.
No segundo momento, apresentamos o conceito de projeto e o roteiro para a sua elaboração. Enfatizamos que o projeto faz parte da avaliação individual de cada participante do Gestar, e que ele deverá ser elaborado e aplicado no segundo semestre. Realizamos uma dinâmica (escrever uma frase sobre uma ação que possa mudar a prática na sala de aula - Colcha de retalhos), que deverá ser a idéia central para o cursista definir o tema da elaboração do projeto. Com essa atividade, os cursistas perceberam o leque de temas disponível para a seleção daquele que irão escolher para a elaboração do seu projeto. Na sequência, foi apresentado (em Power-point) um esquema com os passos a serem seguidos durante a elaboração do projeto.
Disponibilizamos uma vasta bibliografia para servir como referência para o projeto. Muitos solicitaram empréstimo dos nosso material e livros, ficando agradecidos por tê-los poupado dessa busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário