No encontro do dia 17 de novembro de 2009 realizou-se a última oficina do programa Gestar II, oficina 4 - unidade 8, TP2. Antes, porém, foi oferecido um momento para as cursistas relatarem sua experiência com a atividade do Avançando na Prática.
Após os relatos do Avançando na Prática, as cursistas apresentaram o resumo do estudo das Unidades 7 e 8 à formadora.
Em seguida, abriu-se um debate em torno da questão: o que é ou não é arte. Também, como fazer para estimular os alunos a lerem poemas clássicos com um olhar crítico de (re)interpretação de mundo. Na sequência, um dos grupos apresentou as principais características da arte: a fantasia, a interpretação da realidade, a conotação e a paixão pela forma. Enfatizou a importância que a autora deu para trabalhar com os alunos a arte: formas e função;linguagem figurada.Concluiu a apresentação, mostrando que a arte é um convite do autor para o leitor desvendar o mundo.
A seguir, apresenta-se as orientações e critérios, elaborados pela professora Lisiane, repassados aos alunos, para avaliação da leitura interpretativa de poemas clássicos, de autores brasileiros, utilizando imagens de power-point.
Power-Point: 5,0
1-As imagens utilizadas “traduzem” o conteúdo do poema? Há relação do verbal com o visual? (1,5)
2-Há autoria das imagens? O site pesquisado é citado ao final da apresentação? (0,25)
3-As imagens são de autoria do grupo ou pertencem ao banco de dados da net? (0,5) 4-A reprodução do poema é feito na íntegra? Há referência ao autor? (0,5)
5-A fonte (tamanho da letra) está adequada para o ambiente em que será apresentado o poema? Quem está no fundo da sala consegue ler? (0,25)
6-Há biografia e contexto histórico ou movimento literário a que pertence o poema?(1,0)
7-Ao final do trabalho há a identificação da equipe de trabalho, discriminando as tarefas que cada um desenvolveu? Cita o nome do colégio, ano e série? (1,0)
Equipe: Poeta:....................................................... Poema:........................................................
Critérios para avaliação do trabalho da apresentação oral dos poemas ilustrados no PP no dia:.....................................
Parte oral: 5,0
1-O declamador usou gestos, entonação e soube marcar bem os versos, dando sentido ao poema? (1,0)
2-O cenário foi preparado, mesmo que com improvisação? (1,0)
3-Houve uma conversa posterior com o grupo para que pudessem compreender o poema? Um ti-ti-ti que seja? (2,0)
4-A postura de quem utilizou a palavra para dirigir-se à platéia estava adequada? Tom e volume da voz? Seleção vocabular ou registro adequado? (0,5)
5-No início ou no final o grupo foi apresentado aos demais (pelo coordenador)? (0,5)
A seguir, um dos trabalhos dos alunos de oitava série, da professora Lisiane:
Na sequência, a formadora orientou a elaboração da oficina 4: TP2 - Unidade 8. Dividiu o grupo e solicitou que cada grupo interpretasse a charge (desenho humorístico) de Quino e discutisse suas posições. Fizeram a interpretação e apresentaram aos colegas. Na sequência, cada grupo produziu um dos textos solicitados na oficina, bilhete e cartão, e, após, leu sua produção e refletiu na adequação da linguagem empregada em seu texto.
OLIRES MARCONDES DO E. SANTO
FLORIANÓPOLIS - SC.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário