Aprendendo com Humor

Loading...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

VIGÉSSIMO SEGUNDO ENCONTRO

A reunião do dia 03 de novembro de 2009, iniciou, após a formadora ter apresentado uma mensagem de boas vindas, com a leitura do texto teórico: Ampliando nossas referências, do TP2, pg.37. Após, discutiu-se sobre algumas questões ligadas ao ensino da gramática. O grupo conclui que o ensino da língua deve estar direcionado para desenvolver a competência linguística do aluno e que quanto mais ele for exposto a diferentes textos, mais ele estará ampliando sua gramática interna.

Na sequência, a formadora orientou a execução da oficina 3, TP2, unidade 6.

A seguir, proposta de atividade de interpretação, produção, e análise linguística, com o texto QUATRO, da página 151, TP1, planejada para oitava séire, desenvolvida pelas cursistas:

EXPLORAÇÃO ORAL DO POEMA QUATRO

1. Ao ler o texto, qual foi a sua primeira impressão?

2. A que gênero textual você classifica esse texto? Assinale a alternativa que você julga correta e depois explique o motivo de sua escolha.

a) carta
b) notícia
c) depoimento
d) poema
e) cartaz

3. Qual é o autor do poema e em que ano ele foi escrito?

4. Qual a diferença desse poema em relação aos poemas que você conhece? Nele há rima?

5. Qual a diferença da escrita entre palavras da primeira e da segunda coluna?

6. Por que você acha que o poeta usou esse recurso lingüístico para transmitir a sua mensagem?

7. Que mensagem nos é passada no texto Quatro?

ANÁLISE LINGUÍSTICA


1. As palavras do poema lidas isoladamente formam uma frase? Justifique sua resposta.
O poema e constituído de 13 palavras. Desta palavras quais não nomeiam seres ou seu sentimentos, isto é, são substantivos

2. Transforme a frase "os quatro elementos" em uma oração.

PRODUÇÃO TEXTUAL:

Escreva uma história em que apareçam pelo menos quatro palavras do poema. Se quiser use todas as palavras em sua história. Você pode ser narrador-personagem ou observador. Não se esqueça de enriquecer seu texto com falas das personagens.

CURSISTAS: Gabriela e Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário