quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ESTRATÉGIAS DE LEITURA


Depoimento e algumas dicas de atividades de leitura desenvolvidas, costumeiramente, pela cursista Eliane Brunning:

RODA DE LEITURA: atividade estratégica de leitura realizada em sala de aula envolvendo toda a turma cuja leitura pode ser sobre um mesmo assunto, um livro, um jornal, uma revista, um romance..., ou pode ser diversificada. Pode ser indicação do professor ou de livre escolha dos alunos. Pode ser uma atividade de rotina ou surpresa. Esta atividade constitui-se de excelente estratégia pedagógica para dinamizar e desenvolver a habilidade de leitura dos alunos, e pode ser realizada tanto em grupo quanto individualmente.

Tenho feito esta atividade uma vez por semana com os alunos de 5ª a 8ª séries.
Levo os alunos para a sala de leitura e disponibilizo vários livros, deixo-os à vontade para escolherem os livros que querem ler.

Alguns escolhem o lugar que desejam ficar lendo, muitos preferem sentar-se no chão com tapete e almofadas e alguns escolhem ficar numa mesa pequena, pois se sentem mais à vontade.

Vou observando cada aluno e participo, na maioria das vezes, da leitura de um livro juntamente com eles. Percebo que eles gostam quando participo da atividade de ler também.

SACOLA LITERÁRIA: atividade que pode ser desenvolvida uma ou duas vezes por semana na própria sala de aula. O professor leva para a sala de aula uma sacola com livros previamente selecionados e, no momento planejado colocará à disposição dos alunos para iniciar a leitura, que poderá ser em grupo ou individual, tudo bem à vontade e descontraído.

Esta atividade pode ser aplicada com os livros indicado no TP6:As Eternas Coincidências; Odisséia; Olhar de descoberta; Pipocas e Nossas palavras.


SOLETRANDO
Esta atividade consiste em cada aluno escolher uma palavra diferente, encontrada no livro, e depois socializar com os colegas, soletrando-a. Percebo que isso ajuda o aluno a sanar vícios como a supressão de letras durante a leitura. Pode ser realizada uma vez por semana em sala de aula.

LEITURA VISUAL OU DE IMAGEM: serve para incentivar os alunos a fazerem leitura e interpretação a partir de figuras ou gravuras diversas e sobre fatos e acontecimentos variados do cotidiano. Deve ser feita com freqüência na sala de aula.

PROFESSORA CURSISTA: ELIANE BRUNNING
FORMADORA: OLIRES M. DO E. SANTO
FLORIANÓPOLIS - SC



ESTRATÉGIA DE LEITURA
LIVRO: TUDO POR UM IDOLO


Conversar com os alunos da 6ª ou 7ª séries sobre os cantores ou bandas
preferidas por eleS.

Solicitar que levem alguns DVDs, de sua preferência, para assistirem na escola junto com a(o) professora(o) e a turma.

Fazer uma reflexão sobre a diversidade de gêneros e ritmos musicais que existem.

Assistir ao documentário dos Beatles com os alunos, comentar sobre o sucesso que fizeram e que se tornaram uma das bandas de Rock mais famosas do mundo.

Solicitar a(o) professora(o) de inglês para trabalhar a tradução, com os alunos, de uma das letras dos Beatles, analisar o vocabulário e o conteúdo temático da letra.

Ler um capítulo do Livro “TUDO POR UM ÍDOLO” para os alunos, após disponibilizar o livro para os alunos realizarem a leitura.

No final da leitura, os alunos serão orientados a escolherem, em grupo, uma das temáticas abordadas na obra ( anorexia, reservas indígenas, obesidade, seqüestro, etc.) para fazerem uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, que será apresentado à turma, em data e horário pré estabelecido pela(o) professora(o).

PROFESSORA CURSISTA: GABRIELA DUTRA
FORMADORA: OLIRES MARCONDES DO ESPIRITO SANTO
FLORIANÓPOLIS - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário