O encontro do dia 27 de outubro de 2009 foi muito produtivo. Nos primeiros momentos a formadora apresentou uma mensagem de incentivo e motivação (power-point) que gerou oportunidade para alguns desabafos. Na sequência, as demais cursistas relataram a experiência com a atividade do Avançando na Prática e comentaram os acertos e erros. Depois, as cursistas solicitaram à formadora que disponibilizasse um momento para revisar os projetos. A formadora disponibilizou-se para ler cada projeto e fazer algumas interferências, individualmente. Durante o processo, as demais cursistas ficaram estudando as unidades 3 e 4, do TP1: O Texto como centro das experiências no ensino da língua e A intertextualidade.
Após, foi realizado o intervalo para o lanche e no retorno a formadora orientou a execução da oficina 2 - TP1 - unidade 4.
PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA COM O TEXTO LÍNGUA
Objetivo: identificar os traços da intertextualidade:
1-Solicitar aos alunos que, em dupla, leiam apenas um fragmento do texto. Na sequência, eles serão desafiados a escreverem qual foi a explicação dada pelo personagem “servo” ao personagem "senhor" em relação a sua atitude.
2-Solicitar que socializem o que escreveram sobre a explicação que imgaginaram que foi dada pelo servo;
3-O professor entrega a versão original para que todos possam conhecê-la e solicita que alguém leia em voz alta.
4-O professor pede que cada estudante explicite a moral contida na fábula.
5-O professor entrega o texto bíblico de Tiago 3, versos 1 a 18, e propõe a leitura.
6-Após, solicita que tracem um parelelo do que é igual, do que é diferente em ambos os textos.
7-Avaliar a atividade oralmente para que os estudantes possam falar sobre suas impressões em relação a intertextualidade.
8- Apresentar outros textos com exemplos de intertextualidade.
ATIVIDADE ELABORADA PELAS CURSISTAS: LISIANE, ELIANE
FORMADORA: OLIRES M. DO E. SANTO
FLORIANÓPOLIS - SC
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário