Aprendendo com Humor

Loading...

domingo, 4 de outubro de 2009

DÉCIMO TERCEIRO ENCONTRO


UNIDADES 17 e 18 – TP 5

OFICINA 09: TP5 – Unidade 18

No encontro do dia 01 de setembro de 2009, no primeiro momento, foi apresentada uma mensagem de incentivo e motivação. A formadora comentou sobre o desempenho das cursistas e elogiou os trabalhos dos alunos trazidos para o encontro. Na sequência, deu-se início aos relatos das cursistas de como aplicaram o Avançando na Prática, Unidades 17 e 18, TP5. A seguir, foi proposto que analisassem, no texto da página 255, oficina nove, como se constrói a coerência textual e os aspectos lingüísticos e sócio-comunicativos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto publicitário. Dando continuidade a realização da oficina, foram retomados os aspectos mais significativos da unidade 18, por considerar-se muito importantes para analisar uma grande variedade de textos que misturam linguagem visual e verbal. A seguir, registraram todos os aspectos observados no texto, tendo como orientação o roteiro abaixo:

a) Discutir e detalhar como a coerência textual é construída a partir da articulação entre informações do texto e experiências prévias que os leitores têm a respeito do assunto;

b) Relacionar os sentidos construídos pela linguagem verbal e pela não verbal;

c) Procurar, sempre que possível, associar suas análises aos conceitos e classificações desenvolvidos no decorrer das atividades propostas;

d) Observar os efeitos de sentido do texto como um todo e, depois, analisar cada parte e como elas se articulam na unidade textual;

e) Registrar o resumo das observações para chegar ao maior aprofundamento de análise possível do texto.

O resultado da análise textual, realizada pelo grupo, foi profundo, todos se envolveram e discutiram os aspectos textuais apresentados na propaganda, e refletiram nas diversas maneiras de cada individuo ver e estabelecer relações lógicas de sentido. O exercício proporcionou ao grupo estar mais preparado para realizar este tipo de atividade em sala de aula com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário