domingo, 4 de outubro de 2009

DÉCIMO SEXTO ENCONTRO

PROFESSORA IRANI REESCREVENDO TEXTO COM OS ALUNOS




O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: REVISÃO E EDIÇÃO
UNIDADE 23 – TP6


As atividades do dia 22 de setembro de 2009, do GESTAR II, iniciaram com os relatos das professoras sobre a forma como realizaram e aplicaram um dos Avançando na Prática, TP6.
Após, a formadora apresentou o vídeo Reescritura Coletiva – Revista Nova Escola. Distribuiu algumas propostas de avaliação de textos, retiradas da Proposta Curricular de Santa Catarina e dos PCNS.
Comentou sobre os principais níveis de coerência textual e indicou as propostas de metarregras do pesquisador francês Charrolles, que indicam algumas das condições que um texto deve apresentar para satisfazer e ser admitido como bem formado pelo leitor. São elas:
1- Metarregra de repetição;
2- Metarregra de progressão;
3- Metarregra de não-contradição (que se divide em: contradição enunciativa, contradição inferencial ou pressuposicional e contradição de mundos);
4- Metarregra de relação;
5- Metarregra de macroestrutura.

Depois, iniciou-se o estudo da Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição, TP6. Antes, porém, de iniciar este momento as cursistas reclamaram do tempo que demandou realizar o estudo desta Unidade. Consideraram que o pouco tempo que têm não possibilita um estudo adequado e aprofundado do tema. No entanto, o objetivo foi alcançado, o grupo compreendeu que revisar um texto implica tomar decisões sobre a audiência, os gêneros de texto e as restrições e características relacionadas ao suporte e ao conteúdo. Perceberam, também, que o trabalho de revisão textual pode ser desenvolvido de forma coletiva e individual, desde que o aluno tenha claro a proposta do processo de produção e avaliação.

Encerrou-se o encontro do dia, apresentando as linhas gerais da próxima unidade a ser estudada, pela formadora.

FORMADORA: OLIRES M. DO E. SANTO
FLORIANOPOLIS -SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário